releases

Semana da Saúde Ocular destaca importância dos cuidados com a visão

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% da relação do ser humano com o mundo acontece por meio da visão, capacidade que uma pessoa tem de perceber todo o universo ao seu redor. Por isso, os olhos requerem cuidados especiais. Para reforçar essa importância, foi instituído o dia 10 de julho como o Dia Mundial da Saúde Ocular.

Manter a saúde em dia quando se trata da visão é viver sempre em prol da prevenção. Isso porque, apesar de causarem graves consequências, os principais problemas oculares podem ser evitados e controlados com acompanhamentos constantes. É o que destaca o médico oftalmologista do HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia, Cláudio Rabelo Santos Picosse.

“Fazer um exame constante é muito importante, ainda mais quando se trata de doenças silenciosas, como o glaucoma. Assim, conseguimos diagnosticar os problemas em fases iniciais e realizar os procedimentos de intervenção mais adequados para cada paciente”, destaca.

Com base na afirmação do médico, 1 a 2% da população mundial apresenta algum tipo de glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Não bastasse isso, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), metade das pessoas que tem a doença ainda não sabe.

Cuidados principais

Além de procurar o oftalmologista periodicamente, outros cuidados também devem ser lembrados ao preservar a saúde ocular. Evitar esfregar os olhos, lavá-los com água limpa, usar colírios somente sob a recomendação médica, jamais utilizar lentes ou óculos de outras pessoas e se proteger da exposição ao Sol são alguns exemplos a seguir. Além disso, é importante lembrar que somente um médico especialista poderá diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.