notícias

COT adquire equipamento inédito no país

12319563_956931634386878_825923611_nRadioterapia em prona preserva o pulmão e o coração dos efeitos da radiação

Cerca de 60% dos pacientes com câncer são tratados com radiação, e é cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com o tratamento. Este é um meio bastante eficaz, fazendo com que a doença fique controlada. No tratamento do câncer de mama, por exemplo, a radioterapia reduz o risco de reincidência em 70%. Devido à importância da técnica, os métodos de aplicação e a evolução da tecnologia estão em constante crescimento.

A evolução técnica da radioterapia vem permitindo a possibilidade de concentração crescente de radiação na área de tratamento e, ao mesmo tempo, diminuição de dose nos tecidos normais adjacentes. Neste sentido que surgiu em grandes centros mundiais a radioterapia em prona, que altera a posição do paciente enquanto a radiação é aplicada. O COT – Centro Oncológico do Triângulo é uma das primeiras instituições do Brasil a adquirir o tratamento e conta com equipamento inédito. De acordo com a física médica da clínica, Marcela Carrijo, a posição em prona poupa os órgãos sadios da radiação. “Atualmente, os pacientes com câncer de mama são tratados na posição decúbito dorsal, que é com as costas virada para a maca. Na radiação em prona o paciente é virado de barriga para baixo e com um suporte a mama pende e a gravidade puxa o peito da parede torácica, sendo possível minimizar a radiação nos órgãos sadios. É uma tecnologia inovadora que no mundo poucos centros oferecem”, explica.

De acordo com a física médica, a prona vai beneficiar as mulheres que querem preservar ao máximo o tecido mamário e também aquelas que tem histórico de doença cardíaca na família. “Estudos recentes mostram que a radioterapia em prona reduz a quantidade de radiação nos tecidos do pulmão e do coração”, conta.

A radiação em prona é destinada a pacientes com câncer de mama, principalmente com as mamas volumosas.

Sobre o COT
Fundado em 1998, o COT – Centro Oncológico do Triângulo oferece serviços que vão desde o atendimento médico, aplicação de quimioterapia até pronto atendimento oncológico. Hoje conta com um corpo clínico com mais 20 profissionais que atendem em 10 especialidades diferentes. Desde sua fundação, o Centro Oncológico do Triângulo vem aprimorando suas tecnologias para o tratamento do câncer com aparelhos avançados de radioterapia, quimioterapia e radiocirurgia, prezando sempre o atendimento personalizado e a humanização, qualidades que consagram o COT como referência no tratamento do câncer.