notícias

Pontes de Amor apresenta case de sucesso no exterior

Phased-in

Brasil deve desenvolver parceria internacional e implantar projeto já desenvolvido no Texas em Uberlândia

 

Mais de 1 bilhão de crianças são expostas à violência a cada ano e 152 milhões são considerados órfãos no mundo. De acordo com dados do Fundo da ONU para a Infância (Unicef), 3,7 milhões de crianças brasileiras são órfãs de pai ou de mãe. O Brasil está na nona posição entre os países em desenvolvimento com o maior número de órfãos no mundo.  Preocupados com este cenário, os fundadores da OSC (Organização da Sociedade Civil)  Pontes de Amor, Sara Vargas e Rodrigo chegaram ontem do exterior, onde participam de dois eventos que tratam do assunto. Antes de embarcarem para o primeiro Fórum Global para um Mundo Sem Órfãos realizado de 11 a 14 fevereiro, em Chiang Mai, Tailândia, o casal marcou presença no Phased IN Campus, no Texas, EUA. Junto à família Phased In, Sara apresentou um case de sucesso e comandou uma palestra sobre o trabalho da OSC no Brasil, falou sobre a intenção de desenvolver um trabalho de apoio aos adolescentes institucionalizados  que completam 18 anos no Acolhimento (abrigos e famílias acolhedoras) em parceria com o Phased In. Ao completar 18 anos, os adolescentes precisam deixar o acolhimento e sem apoio, a maioria acaba nas drogas, nas ruas, prostituição e criminalidade.  Kile Bateman, presidente da OSC Phased In anunciou que o trabalho está em expansão e que o próximo campus internacional deve ser no Brasil, preferencialmente em Uberlândia, em parceria com a Pontes de Amor.

 

O Phased In dá aos jovens adultos um lugar para viver e começar um novo capítulo em sua vida, com o apoio e estrutura necessários para que desenvolvam autonomia de forma saudável e com o devido suporte.  Só no Texas, mais de 1200 jovens saem do acolhimento ao atingir a maioridade, todos os anos. “É uma epidemia que está a afetar os EUA e o Brasil, e provavelmente está atingindo o mundo inteiro. Logo, Phased IN terá um campus internacional no Brasil”, anunciou Kile Bateman.

 

De acordo com Sara Vargas há três anos e meio, a OSC Pontes de Amor começou a trabalhar com órfãos no Brasil. “Damos apoio às famílias que querem adotar crianças e também a preparar essas crianças e adolescentes para o desenvolvimento de novos vínculos com suas famílias extensas ou adotivas. Eu acredito que a equipe do Brasil e a equipe dos Estados Unidos, juntos,  podemos fazer mais, somos mais fortes. Nós podemos fazer mais e melhor”, ressaltou Sara.

 

Bateman também diz que vai levar equipes em ‘viagens para o Brasil para ver o quão grande pode ser o impacto deste projeto. Uma unidade da Phased In deve ser instalada no Brasil, graças ao trabalho sério e relevante da Pontes de Amor.

 

 

O objetivo é conseguir parceiros para o projeto que contemplarão jovens com idade de 18 anos que vivem nas instituições (abrigos) e precisam de um novo lar para morar, onde serão amados, capacitados para autonomia, receberão apoio psicológico, orientação e colocação educacional e profissional.