releases

Brain, centro de inovação da Algar Telecom, lança braço de educação

Brain Innovation Academy capacitará profissionais para os desafios do futuro

O Brain, centro de inovação e negócios digitais fundado em 2017 pela Algar Telecom para evoluir a gestão da inovação, mindset ágil e pensar soluções disruptivas para o Grupo Algar, anuncia agora o lançamento da Brain Innovation Academy. Trata-se da abertura de um braço de educação com o objetivo de capacitar e desenvolver profissionais para os desafios do futuro. A iniciativa será voltada tanto para o profissionais que estejam procurando capacitação quanto para empresas, com foco nas organizações que precisam treinar seus funcionários.

Os conteúdos serão desenvolvidos em uma espécie de open innovation, sendo possível a construção interna ou via parceiros, e terão conceitos como inteligência artificial, deep learning e machine learning, big data e analytics, digital marketing, product management, cloud e edge computing. Em relação aos métodos, Kanban, Framework Scrum, Design Sprint, Lean Inception e Design Thinking farão parte da programação. Além disso, competências essenciais para promover inovação, como autonomia, criatividade, tomada de decisão, visão de negócio, adaptabilidade, jogo de cintura, gestão de risco, colaboração e pensamento sistêmico serão bastante trabalhadas.

“O projeto nasceu da observação de algumas necessidades do ecossistema de empresas que buscam inovar em seus mercados, e da própria necessidade de capacitação interna dos Brainers, como a empresa chama seus colaboradores. Decidimos gerar uma nova frente de atuação dentro do Brain para preparar profissionais para o futuro por meio da experiência vivencial em ambientes disruptivos. Neste primeiro momento, por conta do contexto da pandemia, teremos foco em webinars e, na sequência, no ensino à distância. Ainda assim, a proposta é que o Brain Academy ofereça como seu principal diferencial o ensino online ou presencial que seja imersivo, ou seja, as pessoas poderão aprender na prática e inseridas dentro de um universo totalmente voltado para a inovação”, conta Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Desde sua criação, o Brain rotineiramente recebe parceiros e empresas para uma imersão em seus métodos de trabalho. Essa estratégia também foi utilizada com os associados (como a empresa chama seus colaboradores) do Grupo Algar. Exemplo disso é o programa Time Out, no qual executivos da alta liderança do Grupo deixam seu dia a dia para trabalharem dentro do Brain. Lá, eles são inseridos não como líderes, e sim como membros do time, fazendo parte dos squads e vivenciando todos os elementos da metodologia Agile. É esse o modelo que a Brain Academy pretende adotar.

“Além do desenvolvimento de soluções disruptivas, o Brain sempre teve um papel muito importante na mudança de mindset e na capacitação para inovação dentro Grupo Algar. Agora levaremos isso para fora, apoiando profissionais e empresas para que possam provocar e ampliar a inovação no país”, comenta Zaima.

Sobre o Brain

 

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP e Recife/PE. Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em três tribos principais: Internet das Coisas (IoT), Telco Cloud e Digital. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza a metodologia Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Sobre a Algar Telecom

 

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 66 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de mais de 77 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 350 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

 

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa -, comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.

 

 

Fonte: JeffreyGroup