releases

Bretas estima venda de 165 toneladas de peixe até a Semana Santa

Aposta de maior consumo é no filé de salmão e tilápia

Durante o período de Quaresma até a Semana Santa a estimativa de venda de pescado dos supermercados Bretas é de 165 toneladas, ou seja, um crescimento de 11% se comparado a 2017, que vendeu 148 toneladas no mesmo período. Nas lojas da rede, os peixes mais procurados são a piramutaba, pintado, tilápia, merluza, polaca e salmão. Porém, a aposta de maior consumo é no filé de salmão e tilápia.

Nos quarenta dias de Quaresma, que antecede a Páscoa e a ressurreição de Cristo, os católicos costumam fazer penitência e a mais realizada pelos fiéis é não consumir carne vermelha nesse período. Esse comportamento reflete no aumento da venda dos pescados. No Bretas é possível encontrar uma variedade de peixes com preços que variam de R$ 8,99 a R$ 79,99.

A procura pelo bacalhau nessa época também cresce e seu volume gira em torno 30 toneladas e dos pescados de rio em torno de 80 toneladas. Porém, os pescados de rio ainda são os mais presentes na mesa dos consumidores do Bretas.

Recomendações

O consumo de peixe não deveria ser somente nessa época. O alimento é pouco calórico é bastante nutritivo, o que proporciona benefícios à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 12 quilos por pessoa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tanto a produção quanto o consumo de pescado no Brasil vem crescendo a cada ano. No caso da produção, dados apontam que, em 2015, foram 483 mil toneladas de peixe, com incremento de 1,5% em relação a 2014.

A coordenadora Controle de Qualidade do Bretas, Lilian Capanema, ressalta que a carne é muito saudável, mas pouco consumida. “Nesse período a procura é maior, porque muitas pessoas seguem a tradição de não comer carne vermelha e acabam preferindo peixes, frango e ovos. Mas, na verdade o peixe tem vitaminas e minerais que previne doenças, dos ossos, por exemplo. O ideal é incluir o peixe no cardápio pelo menos três vezes por semana. Cada peixe tem seu benefício, mas todos são ótimas opções ômega três”, afirma.

Sobre a Cencosud Brasil

Líder em vendas na América Latina e o quarto maior supermercadista do Brasil, o Grupo Cencosud opera no país com mais de 200 lojas e cerca de 26 mil colaboradores presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe), por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo. No país desde 2007, o Grupo Cencosud atua com vários modelos de varejo: super e hipermercados, atacado, farmácias e lojas de eletroeletrônicos. Fundado em 1963, possui ações na bolsa de Santiago, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente mais de 140 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais.