releases

Consórcio Capim Branco Energia (CCBE) realiza treinamentos de evacuação às margens do Rio Araguari

 

– Exercícios Simulados serão realizados nos dias 19 e 26 de outubro abrangendo população rural cadastrada em Uberlândia e Araguari;

– Treinamentos fazem parte da Política Nacional de Segurança de Barragens;

 

Nos próximos dias 19 e 26 de outubro, a população localizada às margens do Rio Araguari participará do exercício de simulado previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE) das usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II.

O treinamento tem como objetivo testar o sistema de alerta instalado pelo consórcio na Zona de Autossalvamento (ZAS), capacitar as defesas civis e equipes de socorro e orientar a população rural em caso de incidentes com as barragens das Usinas Hidrelétricas do CCBE, instaladas no Rio Araguari, nos municípios de Uberlândia e Araguari.

O exercício envolverá representantes das Defesas Civis dos dois municípios, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, prefeituras municipais, equipe do Consórcio Capim Branco Energia e a população rural localizada às margens dos barramentos.

Esse treinamento ocorrerá em caráter preventivo atendendo a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010), Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012), regulamentada pela resolução ANEEL 696/2015.

De acordo com o gerente geral do Consórcio, Mário Lúcio Ribeiro Mendes, o simulado é a principal forma de capacitação da defesa civil municipal na prevenção, atendimento e resposta à emergência, além de cumprir as exigências legais. “Ele servirá para testar o sistema de alerta (sirene), a sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro das Zonas de Autossalvamento e também para que todos saibam como agir no caso de alguma situação adversa”, explica.

Preparativos

Em dezembro de 2017, foi protocolado junto às coordenadorias municipais de Defesa Civis de Uberlândia e Araguari o Plano de Ação de Emergência  – PAE das Hidrelétricas Amador Aguiar I e II.

Em 2019, o grupo de trabalho realizou diversas ações como: cadastramento da população rural localizadas nas ZAS das usinas do CCBE; definição de pontos de encontro e rotas de fuga nesta região; instalação de placas indicativas das rotas de fuga e estações remotas do sistema de alerta; reuniões de trabalho e de esclarecimento com todos os envolvidos. “É muito importante este trabalho em conjunto, somando forças e experiências, para que possamos estar preparados, com um planejamento alinhado entre todos os envolvidos e em benefício da população”, avalia Mário.

 

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as barragens das Usinas Hidrelétricas de Capim Branco estão classificadas na categoria de risco B, indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento.

 

Dinâmica do exercício simulado 

Às 15 horas dos dias 19 e 26 de outubro, um sinal sonoro de emergência vai ser acionado simultaneamente e a população localizada às margens do rio deve seguir a sinalização das rotas de fuga (trajeto a ser seguido no caso de uma emergência que exija evacuação da área) e ir para os pontos de encontro (local seguro para permanência de pessoas) já definidos previamente no PAE (Plano de Ação de Emergência). Em seguida, os moradores serão recepcionados nos pontos de encontro e responderão questionários para que a ação seja avaliada, podendo também esclarecer eventuais dúvidas sobre o simulado.

 

No dia 19 de outubro, o simulado será realizado na Usina Hidrelétrica Amador Aguiar I, envolvendo cerca 160 pessoas que deverão se deslocar para 7 pontos de encontro.

 

Já no dia 26 de outubro, o simulado ocorrerá na Usina Hidrelétrica Amador Aguiar II, contemplando aproximadamente 270 pessoas que deverão se deslocar para 7 pontos de encontro.

 

SERVIÇO:

19/10 – 15h 

UHE Amador Aguiar I

Fazenda Quilombos s/n. Ed. Controle 2 andar. Zona rural de Araguari

 

26/10 – 15h 

UHE Amador Aguiar II

Fazenda Cunhas s/n. Zona rural Araguari