releases

Empreendedorismo na construção

foto13Projetos do programa Engenheiro Empreendedor participam do Minascon 2017

Com ASCOM Sistema Fiemg

O futuro da Indústria da Construção passa pelos novos engenheiros. Dois projetos desenvolvidos por estudantes de engenharia durante o Programa Engenheiro Empreendedor em 2016 estão em exposição durante o evento unificado da cadeia da construção, Minascon, entre os dias 11 e 13 de setembro, no Center Convention, em Uberlândia.

O grupo CoverBox, vencedor da terceira turma do 2º semestre de 2016, trouxe a Uberlândia  o projeto de uma placa monolítica feita de polipropileno para impermeabilizar o piso do box de banheiro, de forma simples e rápida.

O produto previne problemas de infiltração evitando manutenções pós-obra e consequentes gastos adicionais. O CoverBox é aplicado sobre a laje, cobrindo toda a superfície da área com um ralo linear integrado, o qual irá recolher toda a água de banho. A placa conta ainda com uma aba vertical que evita que a água proveniente de respingos possa infiltrar.

Já o grupo Smartilhão foi o vencedor, também em 2016, com o projeto de um equipamento que irá garantir a eficiência construtiva, oferecendo rapidez, praticidade, economia e confiabilidade a todo o processo de execução da alvenaria. Além disso, ele conta com um sistema computadorizado que irá auxiliar engenheiros a terem controle da produtividade da alvenaria dentro do canteiro de obras.

O equipamento possui uma base compacta já em formato de esquadro, um sistema de ajuste fino, uma haste metálica estruturada para que não sofra empenamento, linhas elásticas que servirão como gabarito e um sistema integrado de laser e módulo ultrassônico que permite conferência em tempo real do prumo, esquadro, nível e alinhamento que serão disponibilizadas ao responsável pela obra.

Engenheiro Empreendedor

O programa, fruto da parceria entre o Sistema FIEMG, por meio do SENAI e do IEL, com o SEBRAE, possui 99 horas de capacitação distribuídas em oito semanas onde os alunos participam de capacitações, mentorias técnicas com especialistas das entidades e de negócios com empreendedores voluntários, palestras de temas como sensemaking e capital empreendedor, além de trabalhos supervisionados utilizando a estrutura e a equipe do Laboratório Aberto do Centro de Inovação e Tecnologia  do SENAI.