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Mercado de eventos retoma investimento no setor

Foto-Divulgação

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Pesquisa aponta que empresariado confia em melhora no mercado de eventos corporativos em 2017

Em Uberlândia tem casa de eventos com mais de 600 contratos fechados

Um dos setores que mais movimenta a economia brasileira é o de eventos. Este mercado, segundo a Abrafesta, movimenta R$ 210 bilhões para eventos corporativos e R$ 16 bilhões para eventos sociais e representa 4,3% do PIB nacional.

Segundo a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apontou um total de 1.106.440 casamentos em 2014. Em 2015, no Brasil, os casamentos ultrapassaram a marca de um milhão por ano, e são responsáveis por boa parte do crescimento do mercado de eventos que, segundo a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta).

Ainda de acordo com a Abrafesta, em 2014, a Região Sudeste foi respondeu por metade dos gastos com festas e cerimônia, com R$ 8,6 bilhões, seguida pelo Nordeste (R$ 3 bilhões), Sul (R$ 2,9 bilhões), Centro-Oeste (R$ 1,3 bilhão) e Norte (R$ 1 bilhão).

O diretor do Palácio de Cristal, localizado no bairro Shopping Park, em Uberlândia, Rodrigo Magalhães Carneiro, disse que não pode reclamar. “Temos mais de 630 contratos fechados ao longo de 2016, alguns programados para acontecer até 2021. Isso significa que devemos receber em nosso complexo de eventos um público de mais 1,3 milhões de pessoas”, afirma.

Crescimento mercado de eventos corporativos

E não é apenas os eventos sociais que estão em alta, o mercado de eventos corporativos movimentam a cidade e tendem a crescer em 2017 de acordo com um estudo da Câmara Americana de Comércio (Amcham-Brasil) feita com 86 executivos no final de setembro, sendo que desse total, 65% dizem acreditar na retomada dos investimentos no setor ainda primeiro trimestre de 2017.

No diagnóstico dos promotores de eventos, quatro setores da economia deverão se destacar na retomada de investimentos em 2017, com ações em encontros, reuniões e fóruns: saúde e indústrias farmacêuticas (35%); comunicação e marketing (29%); varejo (21%); e tecnologia (14%).

A pesquisa também mostrou que a principal tendência no setor será a realização de eventos baseados na interatividade entre marcas e público-alvo – com ampliação do uso de aplicativos e tecnologia, o que possibilita a interação entre convidados, palestrantes e realizadores.

Os empresários mencionaram formatos como mini-eventos (19%), com foco em workshops, confraternização, lançamentos de produto, entre outros; e onlines (19%), com engajamento e divulgação nas redes sociais, além de um uso intenso de personalidades e influenciadores digitais.

Segundo Rodrigo Magalhães Carneiro, o mercado de eventos é promissor. “O Palácio de Cristal possui aproximadamente 100 funcionários e realiza mais de 120 eventos por ano, além dos profissionais terceirizados, como cerimonias, dj’s, bandas, garçons, seguranças e outros. O espaço está sendo ampliado. São mais de R$ 10 milhões aplicados nesse novo projeto. Em breve teremos novidades”, garante.