releases

Procura por lente de contato dental ultrapassa até implantes de silicone

Procedimento se torna cada vez mais comum em consultórios odontológicos

De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o índice de operações como implantação de próteses de silicone e lipoaspiração apresenta um aumento de 10% ao ano em todo o Brasil. Apesar disso, outra opção tem crescido ainda mais entre os brasileiros quando se fala em estética, saúde e bem estar, e está longe dos consultórios de cirurgiões plásticos.

Com avançadas técnicas de tecnologia, a lente de contato dental passou a ser mais conhecida há alguns anos, por meio da grande procura de celebridades. Ainda assim, não precisa estrelar um grande comercial ou ser artista de cinema ou da música para utilizá-la. O método agora é um dos grandes motivos que levam as pessoas aos consultórios odontológicos do país.

É o que aponta uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Conforme o estudo, a busca pelas lentes de contato bucais registrou aumento de 300% entre 2014 e 2015. Segundo a especialista em prótese dentária da Wit Odontologia Digital de Uberlândia, Ana Cristina Magalhães, os motivos desse crescimento ultrapassam o ganho estético.

“Há algum tempo a procura por esse procedimento já se tornou constante, acredito que pela preocupação maior das pessoas tanto com a saúde como também com a estética. Essas lentes também contribuem para corrigir pequenas alterações, muitas vezes relacionadas à mordida, em que os dentes não estão alinhados corretamente. Esse alinhamento e posicionamento é que vai ajudar a manter a saúde bucal e reestabelecer as boas condições dos dentes”, explica.

Como funciona

Tudo começa com a consulta para que o dentista faça um molde da boca do paciente. Depois, são corrigidos cor, tamanho e posição dos dentes para o planejamento ideal. A partir de fotografias e moldes, o especialista cria o modelo, que é aprovado ou não pela pessoa antes da aplicação. Coladas de uma a uma, as lentes de contato bucais são finos laminados de porcelana moldados por uma impressora 3D. Além de melhorar a aparência, devolvem a oportunidade de a pessoa ter o sorriso branco outra vez. Por isso, é essencial uma indicação precisa com desgaste mínimo da superfície dentária.