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Apresentamos nesta seção alguns dos resultados obtidos pela Serifa para clientes de diferentes segmentos do mercado.

  • + Uberlândia Shopping

    Desde 2010, a Serifa acompanha a atuação do Uberlândia Shopping, empreendimento da Sonae Sierra Brasil e o primeiro da empresa no estado de Minas Gerais, na cidade. O trabalho começou com o evento de lançamento das obras do shopping. Para este job especificamente, a Serifa foi contratada para fazer todo o trabalho de Relações Públicas, incluindo o relacionamento com a mídia, com objetivo de levar ao evento os principais nomes da comunicação da cidade. A agência organizou ainda uma coletiva de imprensa, que contou com a participação de 99% de presença dos veículos da cidade e até alguns da região, além de conseguir também, via telefone, entrevistas dos porta-vozes para os principais veículos do Estado.

    Passado o lançamento das obras, a Serifa foi contratada para fazer todo o suporte à imprensa durante o período das obras, tanto trabalhando proativamente, enviando notas de novidades acerca do assunto, como também reativamente, no caso do surgimento de alguma possível crise, como acidente com algum trabalhador e outros. Este trabalho foi feito durante dois anos, até que no final de março de 2012 o empreendimento foi inaugurado e aberto ao público.

    Para esta nova fase, foi feita também uma coletiva para se passar dados do novo shopping. A imprensa local, regional e estadual cobriu em peso, além de comparecer também ao evento oficial de inauguração. Nacionalmente, também conseguiu-se emplacar nas editorias de economia dos principais veículos do país e os segmentados.

    A partir daí, a Serifa desenvolveu um planejamento de comunicação para o shopping que então entrava em operação. Começou-se um intenso relacionamento com a imprensa para fazer com que o empreendimento fosse referência de pauta quando o assunto estivesse relacionado com o mercado de shoppings, comércio, varejo, inovação, tecnologia, arquitetura, responsabilidade social e meio ambiente. Relatórios mensais, além de reuniões semanais passaram a ser fundamentais para nortear o planejamento de comunicação do mall. Desde então, a Serifa tem marcado presença nas principais ações do Uberlândia Shopping e levado até a imprensa informações e ações diferenciadas para que o empreendimento seja referência em seu segmento. Vale ressaltar que na cidade só existia um único shopping há 20 anos, o que não foi fácil mudar a cultura da imprensa quando da procura de informações neste setor. Por isto, se exigiu uma comunicação integrada e planejada para alcançar este objetivo.

    A Serifa também tem um trabalho importante no gerenciamento de crises que possam surgir. Trabalhando previamente, a agência acompanha todos os casos para que possam surtir o mínimo de efeito negativo na imagem do cliente. Através do manual de crise, que contém informações básicas sobre como lidar com qualquer situação de crise que possa impactar o shopping enquanto instituição, a agência está apta a lidar com incidentes que possam afetar a empresa.

  • + Fiemg Regional Vale do Paranaíba

    Durante 12 anos, a Serifa Comunicação atendeu a Fiemg Regional Vale Paranaíba com a prestação de serviços de assessoria de imprensa.

    No início, nossa equipe esbarrou num problema cultural, onde as pessoas da organização não conheciam o trabalho de uma assessoria de imprensa e nem tão pouco imaginavam o retorno que a entidade teria. Hoje, esse “problema” inexiste em toda a Regional, pois foi feito um treinamento interno com os multiplicadores de informação da entidade.

    O planejamento baseou-se em ações básicas, mas primordiais para buscar, principalmente, a fidelização dos diversos públicos que a organização atinge. O primeiro momento do plano de ação foi o de conhecer a fundo o cliente como sua missão, visão, princípios e valores, o negócio, seus produtos e serviços, o público-alvo, a estrutura, o mercado e até mesmo seus concorrentes (apesar de ser uma entidade de classe, faz parte do Sistema Fiemg o Sesi e o Senai, que possuem concorrentes no mercado), os pontos fortes e fracos. Feito esse diagnóstico, levantamos os porta-vozes da instituição que passaram por um media training, afinal, de nada adianta levantar inúmeras notícias e não ter pessoas habilmente preparadas para passá-las adiante. Também foi montado um banco de fotos dos porta-vozes, bem como arquivo de fotos de toda a instituição.

    A partir daí, começou-se então o trabalho propriamente dito: um jornalista foi designado para ser o responsável pelo atendimento, pesquisando e levantando diariamente informações relevantes para divulgação na mídia. Com estas informações em mão, releases eram elaborados, bem como todo material de apoio ao trabalho de divulgação junto aos veículos como fotos, press kit, cds, e outros. O contato com os jornalistas, já levantado previamente no mailing de atuação do cliente, era feito diariamente devido ao alto volume de informações levantadas. Outro ponto relevante é que nossa equipe técnica sempre acompanhava e orientava o cliente quando de seu contato com a imprensa.

    A estratégia de divulgação era feita seguindo o assunto levantado. Isso acontecia para que não ficasse “dando tiro para todo lado”. Se a matéria era de interesse de um público de classe mais baixa, então o assunto era levado a programas e espaços que atingem essas pessoas.

    Fazia parte também do trabalho da Assessoria de Imprensa uma ferramenta muito importante, que antes servia apenas para arquivo, e que depois passou a possibilitar uma resposta mais rápida – o clipping. Através dele, o departamento de Assessoria de Imprensa podia resolver alguma questão quase que em tempo real. Outra ferramenta muito importante e que auxiliava bastante na estratégia da Assessoria de Imprensa era o relatório mensal onde nossa equipe técnica quantifica e qualifica as matérias que foram veiculadas durante todo o mês. Com esses números em mãos era possível trabalhar melhor o relacionamento com cada um dos veículos, pois dava pra ver quem veiculou mais e menos sobre o cliente e assim traçar uma estratégia para o mês seguinte.

    Nosso trabalho também estava sempre atento ao mercado em geral. Isso permitia com que capitalizássemos mais oportunidades e espaços nos veículos. Por exemplo, a Fiemg por si só é uma entidade de credibilidade, mas que no caso da Regional daqui exercia muito pouco essa influência. Passamos a escrever artigos assinados pelos representantes da instituição sobre assuntos de interesse geral e específico e ganhamos mais esse espaço.

    O atendimento ágil e preciso de nossa equipe técnica aos jornalistas de veículos também era primordial. Quando solicitados sempre respondíamos o mais rápido possível. Prova disso está nos números: em 2013, o valor de mídia espontânea ultrapassou R$ 3 milhões.

  • + ONG Pontes de Amor Apoio à Adoção

    O avanço do Terceiro Setor vem acompanhado da profissionalização das ONGs. As características de uma entidade sem fins lucrativos exigem a capacitação dos profissionais e adoção de altos padrões administrativos e de gestão. Por outro lado, as ONGs necessitam também de políticas de comunicação cada vez mais focadas em seus diversos públicos, sejam os investidores, voluntários, as comunidades atendidas e os governos e empresas com os quais atuam em parceria e também imprensa.

    Mesmo que o projeto seja consistente, sempre haverá necessidade de um plano de comunicação. É necessário ser conhecido para ampliar a rede de parcerias, divulgar os resultados para impactar políticas públicas ou arrecadar recursos. Ou seja, o plano de comunicação é parte integrante da gestão de uma fundação, ONG ou de um programa comunitário de uma empresa. Não se pode imaginar que apenas por ter uma boa causa, as ONGs ou fundações vão seduzir os repórteres e editores, atolados de tarefas e brigando contra o tempo.

    Partindo de todo este princípio, a Serifa Comunicação aceitou o desafio de trabalhar voluntariamente junto à ONG Pontes de Amor Apoio à Adoção desde o seu lançamento em outubro de 2012.

    O objetivo do projeto é beneficiar interessados em adotar, postulantes à adoção, adotantes, adotados, acolhidos institucionalmente, famílias em processo de guarda, adoção e institucionalização, mães que desejam entregar seus filhos, acadêmicos e profissionais da Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente. A Pontes de Amor foi criada para atender uma demanda municipal, mas que de certa forma influencia e beneficia a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, oferecendo apoio a crianças e adolescentes órfãos e/ou acolhidos institucionalmente, famílias adotantes e/ou desejosas de adotar e instigar o tema da adoção (inclusive adoção tardia, multi racial, de irmãos, de portadores de doenças físicas ou mentais) na sociedade e capacitando profissionais e voluntários ao trabalho nestas áreas.

    Em 2013, Uberlândia viveu um momento histórico: de 208 crianças e adolescentes que se encontravam em situação de acolhimento institucional, privadas do convívio familiar, hoje tem se menos de 60 acolhidos. Quase 70% foram reinseridas em suas famílias de origem (quando isso foi possível) ou encaminhadas para adoção por uma ação do Ministério Público e da Vara da Infância e da Juventude. A ONG Pontes de Amor exerceu importante papel neste contexto, preparando as famílias para receberem estes filhos adotivos e acompanhando alguns destes casos que requereram maiores cuidados.

    Grande parte deste resultado foi devido à importância que a ONG deu ao trabalho da assessoria de imprensa, onde entenderam que a melhor relação custo-benefício em comunicação para as ONGs está no seu bom relacionamento com a imprensa, que ventila os feitos de uma organização social e age como um mobilizador da opinião pública ao publicar as boas notícias.

    Desde o lançamento da ONG, a imprensa sempre foi um público super priorizado. Prova disto, está nos resultados alcançados e também no valor de mídia espontânea contabilizado. A imprensa acreditou no projeto pois teve informações concretas sobre ele. E, logo, a ONG, através do trabalho de uma assessoria profissional, se tornou uma referência no assunto, sendo sempre convidada a dar entrevistas e participar de assuntos relacionados à adoção.

  • + CDL Uberlândia

    Desde 2007, a Serifa atende a CDL Uberlândia por meio do trabalho de Relações com a Mídia, criando oportunidades de comunicação e relacionamento, trabalhadas pela agência a partir das diretrizes estratégicas do cliente. Desde o início, o trabalho foi de posicionar adequadamente a entidade com maior transparência e estreitar relacionamento com seus públicos estratégicos, tornando-a referência quando o assunto é varejo/comércio e também como entidade representativa, transparente, consciente de seu papel na sociedade brasileira e aberta ao diálogo.

    Todo o trabalho da Serifa foi pautado por diretrizes que priorizassem a comunicação com diretores, colaboradores e associados, viabilizando assim a consecução de sua Missão e Visão, atuando como construtora de sua reputação.

    O foco foi trabalhar permanentemente a atuação da entidade, prestando contas dos resultados dessa atuação junto aos públicos de relacionamento. A agência também fundamentou a comunicação na veracidade e precisão das informações produzidas e/ou divulgadas, valores primordiais para manter a credibilidade e a confiança entre a entidade e seus públicos. Para que todo este direcionamento fosse feito, a Serifa ouviu e considerou as expectativas e opiniões dos públicos, buscando desenvolver um diálogo construtivo e respeitoso com eles.

    Dentre os objetivos buscados, estava o de promover e estimular o interesse da mídia pela entidade, seus produtos e serviços por meio de ampla divulgação, ocupando assim espaços editoriais de qualidade, tanto em veículos especializados quanto nos gerais. Também foi objetivo do trabalho aproximar porta vozes da entidade com jornalistas das principais redações da imprensa local, além de levar informações detalhadas sobre a entidade de forma que os públicos interessados se informassem.

    Para o presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela, a Serifa Comunicação Integrada tem sido uma extraordinária ferramenta para a divulgação de fatos que oportunizam o comércio varejista para os empreendedores. “Cabe à CDL dar visibilidade de suas ações coorporativas e através da Serifa este objetivo tem sido alcançado”, afirmou.

    Prova deste trabalho está nos resultados alcançados através da contagem de espaços de mídia espontânea conforme abaixo:
    • 2010 – 960 matérias – R$ 1.335.951,07
    • 2011 – 1.143 matérias – R$ 1.639.413,87
    • 2012 – 1.261 matérias – R$ 1.736.427,90

    Com estes resultados positivos, a agência foi convidada, em abril do ano passado, a participar do VIII Encontro Nacional de Comunicação do Movimento Lojista, que aconteceu em Brasília – DF, com participação de CDLs de todo Brasil, para apresentar como case de sucesso sua atuação junto à CDL Uberlândia.